O Atletismo

Belo Horizonte, 19/04/2021

O Atletismo possui como característica fundamental, o fato de ser a sua prática a extensão de movimentos básicos humanos, a saber: caminhar, correr, saltar e lançar (ORO, 1983). O Atletismo moderno é a codificação destas ações naturais, sendo o resultado de movimentos culturalmente construídos, apresentando-se através de técnicas racionais bem definidas (GARCIA, 1993). 

A IAAF (International Association of Atlhetics Federations), sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo, com sede em Monte Carlo (Mônaco), é o órgão internacional que normatiza os procedimentos para competições de Atletismo. A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), com sede em Manaus, é o órgão nacional que “traduz” e aplica as normas da IAAF no Brasil.

O Atletismo compreende uma grande variedade de eventos (provas) e requer diferentes capacidades físicas e habilidades atléticas de seus praticantes. Esta modalidade divide-se em dois grandes grupos de competições: provas de pista e provas de campo. Os eventos de pista abrangem a marcha atlética e as corridas, e os eventos de campo incluem as provas de saltos e as provas de lançamentos.

Na sua organização básica, o Atletismo é constituído pelas provas de pista e provas de campo. Nas provas de pista temos: a marcha atlética e as corridas. Especificamente sobre as corridas tem-se: (i) corridas de velocidade; (ii) corridas de meio-fundo; e (iii) corridas de fundo. As corridas podem ser classificadas também como: (i) provas rasas; (ii) provas com barreiras ou obstáculos; e (iii) provas de revezamento. Nas provas de campo temos os saltos e os lançamentos. Os saltos são divididos em saltos horizontais (salto em distância e salto triplo) e saltos verticais (salto em altura e salto com vara). Por fim, ainda integrando as provas de campo, temos os lançamentos e o arremesso, a saber: arremesso do peso e lançamentos do dardo, disco e do martelo.

Referências

ORO, U. Iniciação ao Atletismo no Brasil: problemas e possibilidades didáticas. In: KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do Atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

GARCIA, R. P. O Ensino do Atletismo: as corridas, os saltos e os lançamentos. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, 1993.

Para citar: VIDIGAL, José Mauro Silva. O Atletismo. Aprendendo Atletismo. 2021.

O que você encontrará aqui ...

Nas subabas deste item do menu você encontrará um breve histórico do Atletismo, conceitos e a classificação geral e específica dos grupos de provas. Será apresentado também a descrição básica dos grupos de provas em questão.