A corrida

Belo Horizonte, 13/junho/2021

A corrida pode ser considerada como um prolongamento natural da caminhada, sendo uma forma básica de deslocamento do ser humano. Trata-se de uma ação que faz parte das técnicas empregadas na maioria dos esportes. A prática físico-esportiva corrida é uma atividade simples de ser realizada, não necessita de equipamentos especiais, não exige dos praticantes muitas medidas complementares e é acessível a quase todas as pessoas.

As corridas, por serem atividades utilitárias por excelência, de fácil realização e que promovem importantes efeitos fisiológicos no organismo dos praticantes, são sempre recomendáveis enquanto atividade física de lazer para a saúde ou como forma de treinamento de componentes da aptidão física. A corrida realizada de forma regular e sistemática é uma das formas de exercício físico que melhor satisfaz, no geral, as necessidades do organismo. A sua prática melhora as condições de funcionamento dos sistemas respiratório, cardíaco e circulatório, exercitando um grande número de músculos.

No contexto do Atletismo, as diferentes provas de corridas são entendidas como práticas esportivas específicas, apresentando normatizações e técnicas bem definidas. A corrida de competição requer por parte do atleta o domínio de gestos técnicos apurados com a finalidade de proporcionar um ótimo desempenho em relação aos aspectos mecânicos e energéticos.

Para citar: VIDIGAL, José Mauro Silva. A Maratona. Aprendendo Atletismo. 2021.